06out

Impostos, rendimentos e poupança, você analisa?

Postado por às em Dinheiro, Você rica
Woman Counting Money --- Image by © Kate Mitchell/Corbis

foto by © Kate Mitchell/Corbis

 

Você tem se planejado financeiramente para qualquer imprevisto na sua vida? Eu sempre me pergunto por que as pessoas não tem um plano financeiro, eu sei a resposta, nunca existiu esse tipo de educação e as que se planejam são por instintividade ou aquele lance de amar guardar grana.

Esses dias o Jader me disse que eu penso muito nos impostos, confesso que é verdade, um exemplo disso é que na semana passada uma amiga veio nos perguntar sobre uma proposta de trabalho, minha primeira análise foi ver que a mudança salarial era de 3 para 4k, mas que na verdade ela planejava fazer uma proposta para 5k, eu então comentei que ela mudaria completamente a faixa de Imposto de renda, saindo de 15% para 22,5% e com base nisso, ela deveria considerar os cenários para efetivar tal mudança, uma vez que esse novo trabalho não oferecia um plano de saúde e o VR era bem baixo.

Ela está analisando, mas eu observo que a maioria das pessoas não tem essa preocupação em relação aos impostos ou pensam em fazer um plano de “segurança” e a maioria das vezes isso se dá por falta de informação e por achar que não dá. Sempre dá, é uma questão de se planejar.

Os especialistas em finanças recomendam que sempre tenhamos uma reserva financeira de 6 meses de salário, para qualquer eventualidade, você lê isso e cai na risada, mas essa é a questão, não precisa seguir essa fórmula pra sair desse problema, você precisa adequar suas finanças e criar um “projeto”, que comece pequeno e vá crescendo, o grande segredo é começar.

Eu tenho um plano básico aqui pra vocês criarem o hábito de poupar:

A cada semana você deposita 15,00 na sua conta poupança, ou faz uma programação de depósito de 60,00 por mês, no final de um ano você terá economizado 760,00 fora os juros acumulados: “ ah não é muito dinheiro Taína”, mas você saiu do nada, de sem reserva alguma, para 760,00 que podem te salvar de algum imprevisto sem você ter que entrar no cartão de crédito ou cheque especial.

Este é apenas um plano para você criar o hábito, você verá que vai criar gosto pelo “projeto” e certamente vai reajustar os valores para crescer o seu patrimônio.
Tenho certeza que 60,00 reais por mês não te fará mais pobre e a satisfação de ver o seu dinheiro crescendo ali é muito boa, reconfortante. Espero que você siga o plano e volte aqui pra comentar.

© Getty Images

© Getty Images

Plugin creado por AcIDc00L: key giveaway
Plugin Modo Mantenimiento patrocinado por: posicionamiento web