08dez

Conheça a história da uva Moscatel Roxa da região de Setúbal e saiba porque ela quase foi extinta

Postado por às em Vinho
Uva moscatel roxa

Oi gente tudo bem? Essa semana eu recebi um press release super interessante sobre a uva Moscatel Roxa, que é da região de Setúbal, aquela que produz aquele vinho de sobremesa maravilhoso chamado Moscatel de Setúbal.

Muita gente torce o nariz para esse tipo de vinho, mas acho que falta um pouco de análise e entendimento. Depois que descobri e aprendi a analisar a complexidade tanto de aromas quanto em boca, eu me apaixonei, sem falar na acidez perfeita que equilibra o dulçor desse tipo de vinho!

Bom, vou compartilhar o release que tem uma história interessante!

Para quem gosta de apreciar um bom vinho, ouvir suas histórias também transforma a degustação em um momento muito mais agradável. E uma bela história vem da região de Setúbal, em Portugal. A casta/Uva Moscatel Roxo quase se extinguiu há quase 30 anos. Hoje na região têm cerca de 45 hectares (ha) plantados da uva, mas na época de quase extinção, havia menos de 5Ha em Setúbal. E mesmo tendo aumentado a plantação, a uva ainda é considerada rara.

Henrique Soares, que faz parte da Comissão Vitivinícola Regional da Península de Setúbal (CVRPS), entidade Certificadora dos vinhos da Península de Setúbal, de Portugal, conta que essa é uma casta muito sensível, cuja manutenção na vinha é cara e exigente. Requer muita atenção e tem de ser colhida assim que atinge o seu ponto de maturação ideal, caso contrário por ser tão doce, é ‘atacada’ por pássaros que se deliciam, deixando apenas as peles e caroços para trás.

“Em outros tempos essa uva não era tão valorizada na enologia e ninguém pagava o seu real valor, fazendo com que, os viticultores deixassem de as querer plantar. Muitos foram mais longe ao arrancar estas vinhas, para as substituir por outras, com uvas mais fáceis e rentáveis. Felizmente hoje, a casta é rainha na região, mas o seu replantio, dadas as normas de plantação da U.E., as pressões comerciais e claro as condições financeiras de cada adega, tem sido lento, mas progressivo”, conta Henrique Soares.

Plugin creado por AcIDc00L: bundles
Plugin Modo Mantenimiento patrocinado por: posicionamiento web
Episódios de Hoje