03ago

Guia de vinhos –  Os vinhos e as uvas

Postado por às em Gastronomia, Você rica

guia-de-vinhos

Não tem jeito, a gente vai ficando mais velho e o gosto vai mudando um pouco, na verdade muda muito, eu adquiri um apreço maior as bebidas alcoólicas, em especial o vinho, mas é aquela coisa, se não foi criada com a cultura do vinho, a gente acaba não sabendo muita coisa né? Que tal ter um guia de vinhos pra te ajudar?

No projeto 30 coisas antes dos 30 eu botei como meta fazer um curso de vinhos, foi bem legal, eu aprendi algumas coisas básicas e desde então eu venho aprendendo e evoluindo sobre a apreciação do líquido dos deuses.

Pensando nisso, e no grande aumento da população de 30 anos que agora adora comprar um vinhozinho e cozinhar em casa, não adianta, essa fase ai vai chegar, senta e depois me conta. Eu resolvi então tentar escrever alguns posts pra te ajudar a conhecer um pouco mais dos vinhos, das uvas e de como escolher um bom vinho no mercado.

Mas tudo com esse meu jeitinho né? Normal, de quem também já foi um zero à esquerda no que se trata de vinhos e obviamente, alguém que toma bons vinhos, mas que na maioria passa no mercado pra tentar achar alguma garrafa boa, bonita, gostosa e barata.

Conhecendo as uvas básicas do rolé:

uvastipos-guia-de-vinhos-

Cabernet Sauvignon – é a uva mais famosinha do rolé, dá em tudo quanto é canto, por isso é tão badalada, este tipo de uva mantém suas características plantadas em qualquer região. Fala-se muito em aromas, taninos, e bouqué, mas concentre-se agora em conhecer o básico da uva. Você vai sentir um sabor forte, meio frutado e um vinho escuro.

Merlot – Essa é um pouco mais suave que a cabernet, muito conhecido por ser um tipo de uva/vinho que agrada o paladar feminino. Quando você bota na boca sente maciez, veludo  e acidez mais equilibrada.

Malbec – essa é uma uva francesa que se desenvolveu muito bem na Argentina que inclusive tem 59% da sua produção de vinhos provén dessa uva. Os vinhos dessa uva têm uma textura mais aveludada, gosto duradouro na boca, cor forte, bem encorpado, mas não tem aquela sensação de adstringência, tipo, traduzindo para “amarrando” – lembra quando você come um caqui marrento? Tipo isso.

Pinot Noir – Eu diria que essa uva é uma joia, uma delicadeza. Dessa uva saem vinhos mais suaves, claros e acidez moderada. Também é conhecido por cair no gosto das mulheres.

guia-de-vinhos

Em minhas leituras eu sempre vejo muita aquela coisa de aromas e sabores, como frutados, aroma amadeirado, notas de carvalho, frutas vermelhas, aromas de morango, blá blá, blá. Não se apavore ao ler essas coisas, você não precisa identificar tudo isso para aprender a apreciar um vinho, vamos aos poucos.

No próximo texto eu vou tentar simplificar esse negócio de taninos, aromas e bouqués.

Leia também: Você sabe escolher um espumante?

Plugin creado por AcIDc00L: bundles
Plugin Modo Mantenimiento patrocinado por: posicionamiento web
Episódios de Hoje