Um rio sem volta
Eu estava sentada na sala de aula durante uma aula de filosofia, confesso, como eu viajava naquele monte de teoria e reflexões que muitas vezes nunca chegavam a lugar algum, mas tem uma frase que me marcou, uma teoria, o filósofo era Heráclito de Éfeso:
Ninguém pode entrar duas vezes no mesmo rio, pois quando nele se entra novamente, não se encontra as mesmas águas, e o próprio ser já se modificou
Essa frase ai nunca mais saiu da minha cabeça, vira e mexe aparece novamente e sempre que posso espalho ela por ai, mas onde eu quero chegar com essa frase aqui no blog? Gostaria de trazê-la para o ambiente “relacionamentos” e tentar fazer um paralelo interessante sobre o que ela pode significar e nos ensinar.
Toda vez que você se envolve com alguém, vem toda aquela paranoia dos relacionamentos anteriores, os dramas, os problemas e os inúmeros motivos pelos quais tudo não deu certo, ai você refaz uma linha do tempo e pensa que mais uma vez você pode sofrer com um relacionamento abusivo, com falta de interesse ou com uma traição. Você se fecha e não deixa o affair rolar, evoluir por medo de sofrer novamente, mas eu muitas vezes ouvi uma outra sábia frase: “é melhor sofrer por amor do que nunca ter amado”.
Considerando esse cenário, voltamos à teoria do Heráclito que nos faz lembrar que as coisas nunca são da mesma forma, você nunca vai amar seu atual namorado como o anterior, você nunca vai ter a mesma sensação pois somos eternos mutantes, cada minuto nos torna diferentes, e assim, cada relacionamento torna-se um novo rio, pronto pra você entrar e aprender, mutar-se, transformar-se em um novo você, um novo sistema operacional dentro de vc, por que tudo é evolução.
Então, não acredite que tudo vai ser igual, que os problemas que aconteceram antes irão rolar novamente, abra sua mente e coração para viver mais uma nova oportunidade de tornar-se mais feliz e lembre-se, tudo é mutável.